13 dicas para manter o seu lar um ambiente mais seguro para o seu filho.
Ser mãe e pai é colocar a segurança e saúde do filho acima de qualquer coisa, não é mesmo? A menor distração pode gerar um grande problema para a integridade da criança. Por isso, todo cuidado ainda é pouco!
Em um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em 2013, diz que os acidentes domésticos são a principal causa de mortes infantis. Sendo assim, papais e mamães, vamos passar 13 dicas para manter o seu lar um ambiente mais seguro para o seu filho.
1 – Ao cozinhar, nunca deixe os cabos das panelas para fora do fogão.
2 - Coloque travas nos armários que contenham objetos cortantes (facas e tesouras) e produtos químicos (remédios, produtos de limpeza de casa, carro e jardinagem, etc).
3 – Não deixe fios elétricos expostos. Enrole-os em elástico ou cubra-os com fitas adesivas na parede.
4 – Mantenha sempre a porta do banheiro trancada.
5 – Após o uso de aparelhos como secador ou barbeador elétrico retire-os da tomada.
6 – Caso as quinas dos móveis não sejam arredondadas, coloque protetores de silicone.
7 – Preste atenção nas indicações de idade dos brinquedos que der para o seu filho.
8 – Quanto menos aparelhos eletrônicos no quarto da criança melhor.
9 – Móveis com rodinhas podem ser um grande perigo para o seu filho, principalmente na fase que está aprendendo a engatinhar, pois tende a se segurar nos móveis para levantar.
10 – Escolha bem as plantas do jardim ou decoração. O seu filho pode ter alergia a alguma delas.
11 – Se você tem piscina e/ou churrasqueira em casa, o cuidado com as crianças deve ser redobrado! Cerque a piscina e quando for usar a churrasqueira, deixa a criança o mais longe possível.
12 – Ao manusear seu carro na garagem, certifique-se de que a criança não está por perto.
13 – Fique atento às toalhas da mesa, de banho e cortinas. Prenda-as de maneira que a criança não tenha como puxá-las ou enrolar-se nelas.
Essas dicas podem fazer uma grande diferença na garantia de segurança do seu filho. Repasse algumas dessas informações para as pessoas que mantem contato constante com a criança, é importante que elas também fiquem atentas aos cuidados com o seu filho.